Titulo da imagemTitulo da imagemTitulo da imagemTitulo da imagemTitulo da imagemTitulo da imagemTitulo da imagemTitulo da imagemTitulo da imagem

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), através de sua Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Campus Cuiabá - Bela Vista, realizou uma audiência pública na noite desta segunda-feira (09/09), no auditório do Campus, para apresentação e discussão do programa Mulheres Mil. A audiência contou com a presença do pró-reitor de extensão do IFMT, Levi Pires de Andrade, da diretora-geral do Campus, professora Suzana Aparecida da Silva, da coordenadora do programa Mulheres Mil no IFMT, Elenice Santos, e do coordenador local do programa, professor Ronaldo Alves de Souza, além de diversos servidores do Campus e também mulheres e representantes da comunidade.

As audiências estão sendo realizadas nos municípios onde o IFMT possui Campus, para apresentação do Programa Mulheres Mil. Estas possibilitam a participação da população na discussão e apontamento de demandas, de acordo com as necessidades locais. O Campus Cuiabá - Bela Vista sediou a nona audiência realizada pela Pró-reitoria de Extensão do IFMT no estado de Mato Grosso. Na audiência, foram ainda apresentados o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e aberta uma discussão pública acerca do Mulheres Mil, quando a comunidade teve a oportunidade de apresentar seus questionamentos e sugestões para o programa.

O pró-reitor de extensão, Levi Pires de Andrade, destacou em sua fala a missão dos institutos, que historicamente cumpre um papel de inclusão e inserção através da educação e qualificação profissional. Afirmou também a importância da presença das mulheres da comunidade, interessadas no programa Mulheres Mil, assim como das representações das associações de bairros.

Segundo o coordenador local do Programa Mulheres Mil, Ronaldo Alves de Souza, a próxima turma do Mulheres Mil irá iniciar em fevereiro do próximo ano, em um curso que durará 6 meses, com carga horária total de 320 horas. "O Mulheres Mil tem como objetivo o resgate social de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social, com um curso que se propõe a ensinar e também valorizar nossas alunas", destacou o professor.

Esta será a segunda turma do Programa Mulheres Mil no Campus Cuiabá - Bela Vista. A primeira turma teve suas atividades realizadas neste ano de 2013, na área de produção de biojóias, sendo este um curso que deverá ser mantido para o próximo ano. O pró-reitor de extensão apresentou expressivos resultados.

Mulheres Mil - Criada em 2005, esta é uma política pública de acesso à educação profissional para beneficiar mulheres brasileiras em vulnerabilidade social especialmente nos eixos de promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa promove a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que as mulheres atendidas consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.

Ascom/Reitoria/IFMT