Portal do Governo Brasileiro

    O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu no dia 22 de agosto de 2011 as inscrições para o Processo Seletivo 2012 do curso de Especialização em Redes e Computação Distribuída. As inscrições vão até às 20h do dia 10 de setembro de 2011e podem ser feitas no site do concurso http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=793 .

    As aulas têm início no primeiro semestre do ano letivo de 2012 e o curso tem duração de um ano. Estão sendo ofertadas 30 (trinta) vagas no período vespertino na Pós-Graduação para o IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva,  localizado à Rua Professora Zulmira Canavarros, 95, Centro, Cuiabá-MT. É requisito para participar da seleção que o candidato seja graduado em curso superior reconhecido pelo MEC.
     
    Perfil
    O Especialista em Redes e Computação Distribuída deverá ser capaz de:
    • Programar sistemas de automação industrial;
    • Aplicar projetos de dispositivos e soluções integradas de automação;
    • Formular planos e desenvolver mecanismos suportes para atingir a política de automação da empresa;
    • Conhecer e estabelecer medidas de avaliação e monitoramento da performance do processo, através da utilização e compreensão de técnicas matemáticas e de simulação;
    • Conhecer e utilizar equipamentos e sistemas de controle de processos.
     
    Inscrição
    No ato do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá ter em mãos o número do CPF, da cédula de identidade ou documento equivalente, oficial, com foto de validade nacional. No entanto, se essa documentação tiver sido extraviada, o candidato terá que protocolar no Campus para o qual se inscreveu uma cópia do Boletim de Ocorrência Policial. Se não o fizer, não terá sua inscrição confirmada.

    Ao acessar a página do concurso http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=793 , o candidato deve preencher, eletronicamente e sem cometer erros, todos os itens do formulário de inscrição, inclusive o questionário socioeconômico.

    Este questionário tem por objetivo a obtenção do perfil dos candidatos inscritos, a fim de subsidiar as políticas institucionais do IFMT e não terá interferência na classificação dos candidatos. Após o preenchimento, é necessário imprimir o boleto bancário e, a seguir, efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 50 (cinquenta reais), somente em dinheiro, O pagamento pode ser feito até o dia 12 de setembro, preferencialmente no Banco do Brasil.
     
    Isenção de taxa de inscrição
    O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição correspondente a 10% (dez por cento) das vagas de cada curso aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos exigidos pelo edital, disponível no site do concurso.

    O formulário para solicitá-la encontra-se na última página do edital para ser impresso e terá que ser entregue no Campus Cuiabá. A isenção pode ser solicitada até às 17h do dia 25 de agosto de 2011. No dia 2 de setembro 2011, o IFMT divulgará o resultado do benefício de isenção no site do concurso.
     
    Candidatos estrangeiros
    Caso o candidato não seja brasileiro, só será confirmada sua inscrição como candidato com nacionalidade estrangeira, se este protocolar, até às 17h do dia 13 de setembro de 2011, no Campus Cuiabá, a documentação de que está respaldado por acordos de cooperação internacional ou possui visto de permanência definitiva.

    O candidato de nacionalidade estrangeira terá que se inscrever com a cédula de identidade de estrangeiro, expedida pelo Departamento de Policia Federal que comprove que sua condição no país é de permanente ou temporária, conforme inciso IV do artigo 13 da Lei 6.815/80.
     
    Candidatos PNEs e enfermos
    Os candidatos portadores de necessidades especiais (PNEs) e os enfermos devem consultar o edital disponível no site do concurso para verificar os procedimentos necessários à realização da prova.
     
    Confirmação de inscrição
    No dia 22 de setembro de 2011, a Gerência de Políticas de Ingresso (GPI) do IFMT disponibilizará para os candidatos a confirmação de inscrição, contendo nome, número da inscrição, o curso pretendido, o turno, a data e o local de realização das provas no site http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=793 .
     
    Provas
    O processo seletivo para o curso de Pós-Graduação constará de duas etapas.
    Na primeira fase, as provas objetivas e subjetivas serão realizadas no dia 9 de outubro de 2011, das 8h às 12h30. Serão dez questões subjetivas (dissertativas) sobre Língua Inglesa e 20 questões objetivas sobre as matérias: Sistemas Operacionais de Rede, Redes de Computadores, Protocolos TCP/IP, Cluster e Balanceamento e Programação Orientada a Objetos – Java.
    O local das provas será divulgado no dia 22 de setembro de 2011 no site do concurso http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=793 .
    A divulgação do gabarito da prova objetiva será no dia 9 de outubro de 2011, no período vespertino, no mesmo site.
     
    Entrevista
    Na segunda fase, os candidatos passarão por uma entrevista, nos dias 7 e 8 de novembro 2011, das 8h às 12h e das 14h às 18h. No dia 4 de novembro de 2011, será disponibilizada para os candidatos o local e horário da entrevista, no site do concurso e no mural da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMT – Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.

    O candidato deverá estar no local da realização da entrevista com antecedência mínima de 20 minutos e apresentar os seguintes documentos originais: Carteira de identidade, CPF e título de eleitor.
     
    Resultados e matrículas
    A relação dos candidatos aprovados na 1ª chamada, obedecendo ao limite de vagas, será divulgada no dia 28 de outubro 2011. Estes candidatos devem se matricular nos dias 5 e 6 de janeiro de 2012, das 8h às 17h.

    A listagem dos candidatos classificados para 2ª chamada será divulgada no dia 13 de janeiro de 2012, através do site do concurso, os quais deverão fazer a sua matrícula nos dias 16 e 17 de janeiro de 2012.
     
     
     

     

    Assessoria de Comunicação do IFMT Campus Cuiabá


    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Avenida Sen. Filinto Müller , 953 - CEP: 78043-400

    Telefone: (65) 3616-4100

    Cuiabá / MT